A RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA EM TIRAS PUBLICADAS NA PÁGINA “BODE GAIATO” DO FACEBOOK: UM ESTUDO DE FENÔMENOS FONOLÓGICOS DE APAGAMENTO
Resumo
O objetivo deste trabalho é observar a relação entre fonética, fonologia, ortografia e variação linguística em Histórias em Quadrinhos (HQs) publicadas no Facebook, mais especificamente na página “Bode Gaiato”. Essas tiras apresentam uma linguagem regional/coloquial com imagens, narrativas e personagens que representam a região nordeste do Brasil. A metodologia de pesquisa consistiu em coletar quadrinhos para compor um corpus de pesquisa com 30 tiras. A partir desse corpus, foram observados os processos de apagamento produtivos nessas publicações. Foram encontrados 5 fenômenos de apagamento, a saber: monotongação, apócope, aférese, síncope, e redução de encontro consonantal em onset complexo. Partimos da hipótese de que a intenção do autor dessas tiras é fazer uso proposital de uma ortografia fonética/estilizada para simular a oralidade e também para causar efeitos de humor. Acreditamos que o uso da ortografia oficial não proporcionaria os mesmos efeitos de sentido, por esse motivo, ocorre o desvio da norma padrão da língua portuguesa. Esperamos, com este trabalho, contribuir para a reflexão sobre a relação entre fonética, fonologia, variação linguística e escrita.
Referências
ABAURRE, Maria Bernadete Marques. Fonologia a gramática dos sons/ Brevíssima história da reflexão fonológica: A constituição do objeto de investigação e o modelo estruturalista. 1993. 16 páginas. Universidade de Campinas, UNICAMP, 1993.
AMARAL, Marisa Porto do. A síncope em proparoxítonas. IN: BISOL, Leda; BRESCANCINI, Cláudia (org). Fonologia e Variação: recortes do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
AMOREIRA, Paulo. Os quadrinhos no contexto digital: webcomics, HQtrônicas, e HQs transmídias. Universidade Federal do Ceará, 2017.
BRANDÃO, Daniel. A linguagem dos quadrinhos. Universidade Federal do Ceará. 2017.
CAGLIARI, L. C. Análise fonológica: introdução à teoria e à prática com especial destaque para o modelo fonêmico. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Oxford University Press, 2006.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martis Fontes, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Método e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GUERRA, Cristiane; BOTTA, Mariana Giacomini. O meme como gênero discursivo nativo do meio digital, principais características e análise preliminar. UCS, 2018.
KOMESU, F.; TENANI, L. O internetês na escola. São Paulo: Cortez, 2015.
MELLO, Breno. Bode Gaiato no Facebook. Caruaru- Recife, 2013. Disponível em: https://www.facebook.com/BodeGaiato/. Acesso em: 20 de março de 2019
OTHERO, Gabriel de Ávila. Processos fonológicos na aquisição da linguagem pela criança. PURCS, 2005.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
RAMOS, Paulo. Tiras em quadrinhos. Universidade Federal do Ceará, 2017.
SCOTT, McCLOUD. Desvendando os quadrinhos. São Paulo. Editora Makron Books, 1995.
SEARA, Izabel Christine et al. Fonética e Fonologia do Português Brasileiro. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
SIMÕES, Darcília. Considerações sobre fala e escrita: Fonologia em nova chave. São Paulo: Parábola editora, 2006.
SILVA, Thaís Cristófaro. Dicionário de Fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2011.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|