FAZER-SE ESCRITA: PROJETO EXISTENCIALISTA E AS REDES DA ESCRITA DE SI EM BALANÇO FINAL, DE SIMONE DE BEAUVOIR
Resumo
Balanço Final, remanescente obra autobiográfica de Simone de Beauvoir, é, para além do encerramento da escrita de suas memórias, um momento em que a autora coloca-se oscilante, põe-se em questão e busca entender, a partir de sua condição, de sua construção subjetiva e intelectual, de seus projetos e da forma como lançou-se no mundo, quais empreendimentos foram decisivos para que viesse a se tornar a mulher que escreve e que ocupa o lugar de suas memórias autobiográficas. Como plano de fundo comparece o projeto existencialista – compartilhado com Jean-Paul Sartre – e, a partir de suas premissas e realizações, Beauvoir opera uma escrita de si e busca justificar-se, levando sempre em consideração sua tese empreendida em seu ensaio existencialista Por uma moral da ambiguidade. É sob esta perspectiva e partindo deste ponto que este artigo questiona e analisa, tendo por base a interdisciplinaridade, utilizando elementos da teoria literária, filosofia, psicanálise e história, como o projeto existencialista comparece na última obra autobiográfica de Simone de Beauvoir.
PALAVRAS-CHAVE: Simone de Beauvoir. Autobiografia. Existencialismo. Escrita de si.
Referências
BEAUVOIR, Simone. Por uma moral da ambiguidade. Tradução de Anamaria de Vasconcellos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
BEAUVOIR, Simone. Balanço Final. Tradução de Rita Braga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1972.
BEAUVOIR, Simone. Memórias de uma moça bem-comportada. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
BEAUVOIR, Simone. A força das coisas. Tradução de Maria Helena Franco Martins. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: ______. Ética, sexualidade, política. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Virgílio Ferreira. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores).
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|