O POEMA EM SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Neluana Leuz de Ferragini (UNESPAR), Karine Giroto Barbara (UNESPAR)

Resumo


O presente trabalho integra o projeto de pesquisa Gêneros Discursivos em sala de aula: propostas de estudo e de didatização  para o 7º ano do ensino fundamental, o qual, no bojo da Linguística Aplicada, orienta-se  para reflexão do ensino de língua portuguesa via concepção de linguagem interacionista e dialógica, situando as reflexões nos pressupostos do Círculo de Bakhtin e seus caudatários. Sob esse viés teórico, nosso objetivo é apresentar uma possibilidade de estudo do gênero poema com enfoque para a prática de análise linguística na leitura de textos. Como corpus, elegemos um poema (sem título) de Caio Silva, jovem poeta da região, com o intuito valorizar a cultura local. Assim, ao adotarmos a concepção de leitura sócio-discursiva, este estudo, metodologicamente, prima por uma prática de análise linguística a partir das seguintes dimensões: a) social (horizonte espacial e temporal; horizonte temático e horizonte axiológico); e b) verbo-visual (conteúdo temático, construção composicional e estilo).  Como resultado, apresentamos um encaminhamento para as práticas de leitura e análise linguística de textos-enunciados que se materializam no gênero poema e esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa mais contextualizado, dialógico e reflexivo.

PALAVRAS-CHAVE: Prática de Leitura e Análise Linguística; Gênero Poema; Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i1.2212


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