Marcas da interação face a face em conversas de WhatsApp

Thaís Ludmila da Silva Ranieri, Aline Raquel Sena de Gois

Resumo


Neste trabalho, propomo-nos a analisar as marcas da interação face a face em mensagens de WhatsApp, à luz das teorias emergidas da Linguística Textual, para identificarmos fenômenos da fala. Para esse fim, contamos com o suporte teórico de Koch, (2013), Marcuschi (2007), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Cavalcante (2013), Barbosa (2016), Carvalho e Acioli (2017) e Oliveira (2018). O corpus de nosso trabalho foi coletado a partir de prints provenientes de conversas do WhatsApp. No período da coleta, dedicamo-nos a observar as interações estabelecidas entre os falantes, averiguando se fala e escrita mantém uma relação no entrecruzamento de suas características, tais como o nível de formalidade e informalidade das interações que influenciam a dinâmica das interações, a escrita, a progressão tópica, o tempo de resposta, entre outros aspectos que nos possibilitaram identificar marcas da fala em conversas do WhatsApp.

PALAVRAS-CHAVE: Fala. Interações. WhatsApp.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2457


Referências


BARBOSA, Eliane Araújo dos Santos. Linguagem e interação do WhatsApp. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, 94 f. Porto Velho, 2016.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, v.12. 56-71,2010.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. 1. Ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.

KOCH, Ingedore. O texto e construção dos sentidos. 10ª. Ed. – São Paulo: Editora Contexto, 2013.

MARCUSCHI, Luiz. Antônio. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 8 Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

OLIVEIRA, Maria do Carmo de. Diálogos em grupos de WhatsApp: a construção de sentidos na interação texto-sujeitos. Anais V CONEDU, Olinda, 2018. v. 1

CARVALHO, Magda Wacemberg Pereira Lima; ACIOLI, Moab Duarte. Entre falas simultâneas, tomadas de turno e sobreposição de vozes: quem tem a palavra no debate? Revista do GELNE, v. 19, p. 155-165, 19 dez. 2017.


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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

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