Discursos de ódio em perfis de lideranças políticas: uma análise de discurso crítica no Twitter
Resumo
Em meio aos acontecimentos políticos nos últimos anos no Brasil, os discursos de ódio ampliaram-se, significativamente, em diferentes esferas da sociedade, sobretudo no tocante aos apoiadores de políticas progressistas. Este artigo tem por objetivo identificar diferentes discursos de ódio em perfis de lideranças políticas da situação e da oposição, bem como descrever os recursos semióticos utilizados para marcar esses discursos. Nossa fundamentação teórica está alicerçada, sobretudo, nos argumentos de Fairclough (2001) sobre Análise de Discurso Crítica; Foucault (1999), acerca da ordem do discurso; Charaudeau (2018), a respeito do discurso político; Glucksmann (2007), sobre discurso de ódio, e Thompson (2011), acerca de ideologia. Para alcançar nosso objetivo, reunimos um corpus, do qual retiramos uma amostra composta por uma postagem de um político da situação e um da oposição, além de dois comentários públicos resultantes de uma publicação do político da oposição, cujo critério foi o de possuir uma finalidade crítica de interesse social. Posteriormente, analisamos o objeto de estudo subsidiados destas categorias: a) intertextualidade, b) interdiscursividade, c) avaliação, ligadas aos significados do discurso fornecidos pela ADC: acional, representacional e identificacional. Quanto aos resultados, identificamos a materialização dos discursos de ódio, por meio de textos verbais e imagéticos, no discurso xenofóbico e no desejo de morte direcionados ao ex-presidente Lula, assim como no discurso misógino encaminhado a uma apoiadora. A respeito dos discursos de lideranças políticas, observamos que tencionaram persuadir os internautas acerca de suas concepções através da busca pela opinião média.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso de ódio. Discurso político. Twitter.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2573
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