O SILÊNCIO DEPOIS DE MIL E UMA NOITES: SUICÍDIO NA OBRA DE MAYRA DIAS GOMES
Resumo
Publicado em 2009, Mil e uma noites de silêncio, de Mayra Dias Gomes, nos permite uma análise acerca do suicídio partindo de uma visão bastante singular do sujeito. Tomando como ponto de partida para tal discussão a referência à coletânea de contos árabes conhecidas como As mil e uma noites, este trabalho tem como foco a análise da trajetória da protagonista, a solitária Clara, buscando interligar suas decisões, traumas e desilusões em uma cadeia fechada, de maneira a construir um panorama do suicídio na obra. Com efeito, a decisão pela morte voluntária é resultado de uma recorrência de acontecimentos e dores nem sempre explicáveis. Para o desenvolvimento de tal análise, as referências teórico-críticas são de viés interdisciplinar, oriundas de áreas como a psicanálise, a psicologia e a sociologia, a partir de autores como Solomon (2014), Freud (2013), Alvarez (1999) e Peres (2010), entre outros.
Palavras-chave: Mil e uma noite de silêncio. Suicídio. Depressão.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i1.2797
Referências
ALVAREZ, Alfred. O deus selvagem: um estudo do suicídio. Tradução de Sonia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BENNETT, Andrew. Suicide century: literature and suicide from James Joyce to David Foster Wallace. New York: Cambridge University Press, 2017.
DURKHEIM, Émile. O suicídio: estudo de sociologia. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução de Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
GALLAND, Antoine. As mil e uma noites. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2015.
GOMES, Mayra Dias. Mil e uma noites de silêncio. Rio de Janeiro: Record, 2009.
MACEDO, Mônica Medeiros Kother; WERLANG, Blanca Susana Guevara. Trauma, dor e ato: o olhar da psicanálise sobre uma tentativa de suicídio. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 86-106, 2007.
PERES, Urania Tourinho. Depressão e melancolia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
SOLOMON, Andrew. O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão. Tradução de Myriam Campello. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
ZOLIN, Lúcia Osana. Literatura de autoria feminina: In: ZOLIN, Lúcia Osana; BONNICI, Thomas (Org). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 4. ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2019. p. 319-330.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|