CINEMA, LEITURA E ENSINO: UMA TRILOGIA DE SUCESSO
Resumo
Este trabalho relaciona cinema, leitura e ensino. O objetivo principal é apontar as contribuições da sétima arte para o ensino e aprendizagem em sala de aula, em especial para desenvolvimento de competências leitoras. Duas perguntas nortearam este estudo: qual a importância de se trabalhar com filmes na escola? E como podemos contribuir para aprimorar competências de leitura a partir do trabalho com filmes? Para responder a tais indagações, buscamos conceituar texto e leitura, procurando demonstrar que a leitura não pode ser associada apenas ao código verbal escrito, já que os textos podem ser verbais, não verbais ou sincréticos - como é o caso dos filmes. Também discorremos sobre a história do cinema e apontamos elementos não verbais que produzem sentidos na linguagem cinematográfica. Por fim, procuramos mostrar que os filmes são fontes de conhecimento sobre o mundo, leituras capazes de instigar reflexões e modificar ações, sendo peças fundamentais nas instituições de ensino. O percurso traçado pode auxiliar na abordagem desses textos em sala de aula, apurando o olhar de professores e alunos, o que justifica o interesse em compartilhar este estudo.
Palavras-chave: Cinema. Leitura. Textos multissemióticos. Ensino e aprendizagem.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i1.2805
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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
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