REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL VEICULADAS NAS ILUSTRAÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho analisa as representações de gênero social veiculadas nas ilustrações do tipo fotografia do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien Codenhoto (2016), volume 1. Para a análise do corpus, foi considerada a teoria de leitura de imagens denominada Gramática do Design Visual (GDV) proposta por Kress e van Leeuwen (2006), utilizando-se o critério do valor da informação exposta na imagem, pelo qual observamos se a colocação da representação do homem ou da mulher no espaço que ocupa a ilustração tende a valorizar ou desvalorizar os seus papéis sociais. Deste modo, o estudo buscou investigar se o LDLP reforça visões estereotipadas, principalmente em relação à figura feminina. Os resultados sugerem que, por um lado, ainda existe a predominância da representação da figura do homem nas ilustrações do livro didático, no entanto, por outro lado, a figura feminina já é representada em espaços antes associados ao masculino.
Palavras-chave: Gênero social. Análise de fotografia. Gramática do Design Visual. Livro didático de Língua Portuguesa.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i1.2813
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