REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO SOCIAL VEICULADAS NAS ILUSTRAÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo, Paulo Rafael Alves Silva

Resumo


Este trabalho analisa as representações de gênero social veiculadas nas ilustrações do tipo fotografia do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) dos autores William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien Codenhoto (2016), volume 1. Para a análise do corpus, foi considerada a teoria de leitura de imagens denominada Gramática do Design Visual (GDV) proposta por Kress e van Leeuwen (2006), utilizando-se o critério do valor da informação exposta na imagem, pelo qual observamos se a colocação da representação do homem ou da mulher no espaço que ocupa a ilustração tende a valorizar ou desvalorizar os seus papéis sociais. Deste modo, o estudo buscou investigar se o LDLP reforça visões estereotipadas, principalmente em relação à figura feminina. Os resultados sugerem que, por um lado, ainda existe a predominância da representação da figura do homem nas ilustrações do livro didático, no entanto, por outro lado, a figura feminina já é representada em espaços antes associados ao masculino.

Palavras-chave: Gênero social. Análise de fotografia. Gramática do Design Visual. Livro didático de Língua Portuguesa.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i1.2813



Referências


BRASIL ESCOLA UOL. Política educacional – PNLD. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/politicaeducacional/pnld2018principaismudancas-no-programa-livro-didatico.htm. Acesso em: 06/08/2020.

BRASIL. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no Guia de livros didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental – PNLD, 2014. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

BUTLER, J. P. Problema de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CAIXETA, Juliana Eugênia; BARBATO, Silviane. Identidade feminina: um conceito complexo. Paidéia. Ribeirão Preto, v. 14, n. 28, p. 211-220, ago. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103863X2004000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 nov. 2017.

CEREJA, William Roberto; VIANNA, Carolina Assis Dias; CODENHOTO, Christiane Damien. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. São Paulo: Saraiva, 2016.

HALL, S. A identidade cultural da pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 3. ed. revised by C. M. I. M. Matthiessen. London: Arnold, 2004.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the gramar of visual design. Second Edition. London/New York: Routledge, 2006.

LÊDO, A. C. de O. Representações de gênero social no livro didático de Língua Portuguesa. 2017. 297 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

LOVATO, Cristina dos Santos. Análise das imagens em notícias de popularização científica. Travessias (UNIOESTE, Online), v. 4, n. 3, p. 114-134, 2010.

MACÊDO, M. S. Gênero, família e chefia feminina: algumas questões para pensar. In: BORGES, A.; CASTRO, M. G. (Org.). Família, gênero e gerações: desafio para as políticas sociais. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 135-177.

MICHAELIS. Representação. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=ZNPxR. Acesso em: 18 mar. 2020.

MOITA LOPES, L. P. da. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

MONNERAT, R. A imagem no discurso publicitário: texto verbal e não verbal podem estar em conflito? In: MENDES, E.; MACHADO, I. L.; LIMA, H.; LYSARDO-DIAS, D. (Org.). Imagem e discurso. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. p. 406-425.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.

REVISTA VEJA. Bela, recatada e do lar. Disponível em: http://veja.abril.com.br/brasil/marcela-temer-bela-recatada-e-do-lar/. Acesso em: 18 mar. 2020.

SANTAELLA, Lucia. Imagens na fotografia. In: SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012. Cap. 2. p. 69-103.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SOUZA, S. S. O livro didático e as influências ideológicas das imagens: por uma educação que contemple a diversidade social e cultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Sociedade e Culturas) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.

VIANNA, Carolina Assis Dias; CODENHOTO, Christiane Damien; CEREJA, William Roberto. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. São Paulo: Saraiva, 2016.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 7-72.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: