UM ESTUDO SOBRE A RECATEGORIZAÇÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Amanda Mikaelly Nobre de Souza, Lidiane de Morais Diógenes Bezerra

Resumo


O presente artigo é resultante de um trabalho monográfico sobre a referenciação em produções textuais de alunos do ensino médio, especificamente o gênero editorial. Nosso objetivo é analisar a construção de referentes em editoriais produzidos por alunos do ensino médio, especialmente o fenômeno da recategorização, de forma a: i) descrever o modo de manifestação dos processos referenciais empregados; e ii) analisar a relação existente entre a ocorrência anafórica e a construção de sentidos. Baseado nos postulados teóricos de Apothéloz (2003), Cavalcante (2003; 2011), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Machado (2013) e Mondada e Dubois (2003), este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativista. A partir de nossa análise, argumentamos que a subjetividade do enunciador, marcada nas escolhas lexicais, é fundamental para a construção e reconstrução dos sentidos do texto, de forma a revelar o ponto de vista do produtor acerca da temática discutida. Ademais, os resultados reforçam a tese de que a coerência se constrói por meio de relações referenciais, à medida que as anáforas operam acréscimos e confirmações aos referentes apresentados na tessitura textual, revelando uma reconstrução dos referentes. Por fim, acreditamos que esta investigação pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa, de forma a embasar teórica e metodologicamente o trabalho do professor em sala de aula, especialmente no campo da produção textual.

Palavras-chave: Referenciação. Recategorização. Construção de sentidos. Produções textuais.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i1.2992


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