A PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL: ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO EM TEXTOS OPINATIVOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Nesta pesquisa, procuramos averiguar o uso da primeira pessoa do plural em textos opinativos produzidos por alunos do Ensino Médio, considerando as implicações do uso dessa marca de pessoalidade na construção da argumentação. Partimos da seguinte pergunta de pesquisa: Como o recurso à primeira pessoa do plural contribui para a negociação no texto opinativo, considerando o contexto pragmático que a mobiliza? A análise empreendida pauta-se principalmente nos estudos da Pragmática e recorre às pesquisas de Parret (1988), Yule (1996), Golder e Coirier (1996), Rodrigues (2001), Fiorin (1996/2007), entre outros. Metodologicamente, propomos uma pesquisa qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), orientada por uma análise descritivo-interpretativa e por procedimentos metodológicos da Análise Textual Qualitativa (MORAES; GALIAZZI, 2011). Os dados mostram a recorrência do nós inclusivo, que relaciona um ‘eu’ (enunciador), um ‘tu’ (interlocutor) e um ‘eles’ (a população em geral), que é posto em cena numa tentativa de aproximação com o leitor e alinhamento deste à perspectiva discursivamente construída, o que pode ser entendido como tentativa de negociação no texto opinativo.
Palavras-chave: Primeira pessoa do plural. Argumentação. Negociação. Texto opinativo.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3121
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