ENSINO DE LEITURA E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: UMA PROPOSTA PARA DIFERENTES DISCIPLINAS

Lori de Santana Pinto, Eliuse Sousa Silva

Resumo


O presente estudo teve como objetivo expor um caminho viável pelo qual docentes de qualquer área de atuação podem conduzir a leitura de textos didáticos em sala de aula, auxiliando os alunos a identificar e compreender os aspectos gerais neles envolvidos. Para tanto, sugerimos uma proposta de atividade comentada baseada em conceitos da Psicolinguística e do viés interacionista de linguagem, tendo como principais referências os estudos de Hodges (2012), Kleiman (1993) e Solé (1998). A proposta abarca o desenvolvimento das denominadas estratégias metacognitivas, as quais são capazes de estimular no aluno uma competência leitora adequada. Espera-se, portanto, que esse trabalho contribua na formação contínua dos professores de todas as disciplinas, servindo como um norte para o ensino de leitura.

Palavras-chave: Ensino de leitura. Estratégias metacognitivas. Leitura de textos didáticos. Psicolinguística.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3123



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