O “NOVO” NA ESCOLA TIPOGRÁFICA: ÉTICA E NOVOS LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS
Resumo
Pensar o “novo” a partir dos novos letramentos nada mais é do que compreender um período histórico de mudança social, cultural, institucional, econômica e intelectual, bem como a transição de visões de mundo e teorias modernas para pós-modernas (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011). Em vista da atual configuração da sociedade pós-moderna digitalizada e do ambiente escolar, enquanto reflexo dela, este artigo busca fazer uma reflexão de um novo modus operandi das práticas pedagógicas com olhos para o ensino de língua inglesa em escolas públicas à luz das teorias dos novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2011). Levando em conta a realidade social dessas escolas, aquém da escola do futuro (SNYDER, 2008), tecnologizada, pode-se dizer que ela ainda é tipográfica em muitos aspectos, porém rizomática (DELEUZE; GUATTARI, 2007; MENEZES DE SOUZA, 2011a; TAKAKI, 2013). Dessa forma, concebendo os novos letramentos como um conceito que traz em si uma ideia holística, inclusive pensando no papel ontológico da escola atual, os discutimos de forma imbricada com o trabalho de letramento crítico que eles promovem, enquanto exercício de problematização, que visa elucidar questões sociais e reforça a valorização da diferença histórica, de origem e de lugar de cada intérprete social. Neste sentido, ele cumpre um papel ético ao promover a convivência com as diferenças, sem eliminação e silenciamento delas na sala de aula (MENEZES DE SOUZA, 2011a). Por fim, diante da amplitude desse conceito, argumentamos, grosso modo, sobre a importância dos novos letramentos como proposta pedagógica para o ensino de língua inglesa, ainda que num contexto público de ensino sem tecnologias, já que o novo dos novos letramentos extrapola e não se limita à digitalidade atual e nem tão somente à implementação ou utilização de tecnologias na sala de aula (DUBOC, 2011).
Palavras-chave: Novos Letramentos; Letramento Crítico; Língua Inglesa; Papel Ético.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3196
Referências
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. vol. 1: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.
BUTLER, J. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p.
COMPARATO, F. K. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil planaltos: capitalismo e esquizofrenia 2. Lisboa: Assírio e Alvim, 2007.
DUBOC, A. P. M. Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, n. 63, p. 664-687, 2015.
DUBOC, A. P. M. O “novo” nos novos letramentos: implicações para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa, v. 18, p. 9-28, 2011.
DUBOC, A. M.; FERRAZ, D. M. Reading ourselves: placing critical literacies in contemporary language education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 2, p. 227-254, 2018.
GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: everyday practices and social learning. 3. ed. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill House, 2011.
MATTOS, A. M. A. O rinoceronte e o mundo: uma perspectiva sobre a educação linguística crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil [recurso eletrônico]: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês/organização. São Paulo: Pá de Palavra, 2018.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M. et. al. (orgs.) Formação "Desformatada": práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes, 2011a. p. 279-303.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. A. (org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. v. 1. Jundiaí: Paço Editorial, 2011b. p. 128-140.
MONTE MÓR, W. Convergência e diversidade no ensino de línguas: expandindo visões sobre a "diferença". Polifonia, Cuiabá/MT, v. 21, n. 29, p. 234-253, jan-jul., 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1940. Acesso em: 13 nov. 2020.
MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 2. ed. exp. São Paulo: Pontes Editores, 2015. p. 31-50
ROJO, R. Educação no século XXI: Multiletramentos. v. 3. São Paulo: Fundação Telefônica, 2013. p. 19-22. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/wpcontent/uploads/2013/03/caderno3_multiletramentos.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
SNYDER, I. The Literacy Wars: why teaching children to read and write is a battleground in Australia. Sydney: Allen & Unwin, 2008.
SILVA, S. B. Letramentos críticos com texto visual - investigando caminhos na formação de professores para a contemporaneidade. In: ZACCHI, V. J.; STELLA, P. R. (org.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: UFAL, 2014. p. 161-180.
SOARES, R. D. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2001.
TAKAKI, N. H. Ética pelo diálogo em meio aos letramentos: perspectivas para pesquisas de formação de alunos e professores de línguas. Calidoscópio (Online), v. 11, p. 52-63, 2013.
URZÊDA FREITAS, M. T. Ensino de línguas como transgressão: corpo, discursos de identidades e mudança social. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
ZACCHI, V. J. Novos letramentos e cosmopolitismo na formação de professores de língua estrangeiras. In: ZACCHI, V. J.; STELLA, P. R. (orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014. p. 137-160
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|