MECANISMOS DE COESÃO EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A produção de um texto não consiste em criar listas de frases ou palavras soltas. Para a Linguística Textual o texto comunica ideias que precisam estar articuladas com a finalidade de cumprir diferentes funções comunicativas, por exemplo, defender uma tese ou ponto de vista em um texto dissertativo. A tessitura dessas ideias ocorre por meio do estabelecimento de relações textuais, ou seja, pelo uso de recursos de coesão textual. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a competência linguística de estudantes do último ano do Ensino Médio sobre o uso de operadores coesivos para a construção da argumentação em textos de tipologia dissertativo-argumentativa. O processo investigativo foi realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino. O material empírico foram redações produzidas pelos estudantes durante as aulas de Língua Portuguesa II, que tem como foco a produção de redações conforme as competências linguísticas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essas redações foram analisadas a partir das perspectivas teóricas da Linguística Textual de Fávero (1993), Koch (2012), Koch e Elias (2016) e Marcuschi (2012). Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes recorrem a dois tipos de coesão, a referencial e a sequencial.
Palavras-chave: Linguística textual. Coesão textual. Escrita. Ensino Médio.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3269
Referências
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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
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