MECANISMOS DE COESÃO EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Érica Gonçalves Colins da Silva, Elane Costa Freitas, Maria Andréia da Conceição Cruz, Ana Paula Martins Alves Salgado

Resumo


A produção de um texto não consiste em criar listas de frases ou palavras soltas. Para a Linguística Textual o texto comunica ideias que precisam estar articuladas com a finalidade de cumprir diferentes funções comunicativas, por exemplo, defender uma tese ou ponto de vista em um texto dissertativo. A tessitura dessas ideias ocorre por meio do estabelecimento de relações textuais, ou seja, pelo uso de recursos de coesão textual. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a competência linguística de estudantes do último ano do Ensino Médio sobre o uso de operadores coesivos para a construção da argumentação em textos de tipologia dissertativo-argumentativa. O processo investigativo foi realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino. O material empírico foram redações produzidas pelos estudantes durante as aulas de Língua Portuguesa II, que tem como foco a produção de redações conforme as competências linguísticas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essas redações foram analisadas a partir das perspectivas teóricas da Linguística Textual de Fávero (1993), Koch (2012), Koch e Elias (2016) e Marcuschi (2012). Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes recorrem a dois tipos de coesão, a referencial e a sequencial.

Palavras-chave: Linguística textual. Coesão textual. Escrita. Ensino Médio.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3269

 


Referências


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KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: o que é e como se faz? 3. ed. São Paulo: Parábola, 2012.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.


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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

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