LEITURA E SALA DE AULA: O MÉTODO SEMIOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE
Resumo
O método semiológico, ao prever a diversidade de valores ideológicos, traz para a escola a efervescência dos embates das classes sociais e se utiliza dela para levar o aluno a atuar criticamente, a partir da consciência de sua realidade. Propomos, com este artigo, rebater a visão reducionista do processo de leitura, demonstrando a importância de se trabalhar com a noção de dialogismo, multimodalidade textual, intertextualidade, contexto e criticidade na formação de leitores proficientes na leitura literária. Para isso, tomamos como base as teorias de: Cosson (2014) e Bordini e Aguiar (1993), para a abordagem semiológica; Bakhtin (2011), para a análise filosófica de sujeitos leitores responsáveis e respondíveis pela significação dos textos; e Santaella (2004), para tratar dos aspectos cognitivos envolvidos no processo de leitura nesta nova sociedade tecnológica.
Palavras-chave: Leitura literária. Método semiológico. Realidade social. Criticidade. Sala de aula.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3301
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