O gênio engenhoso de Oswald de Andrade: uma análise de Pau Brasil
Resumo
O artigo que aqui se apresenta objetiva discutir Pau Brasil, mais especificamente, os poemas que podem ser encontrados em A história do Brasil, parte do livro, de autoria do poeta modernista Oswald de Andrade. O trabalho pretende se debruçar sobre a questão da autenticidade artística das vanguardas europeias, que chegaram ao solo brasileiro no século XX. Intenta, ainda, relacionar a problemática da forma poética oswaldiana à teoria dos atos de fingir, de Wolfgang Iser (2013) e o problema da arte na era da reprodutibilidade técnica, como foi formalizada por Walter Benjamin. Portanto, pode-se afirmar que o livro Pau Brasil reacende a discussão sobre gênio romântico, criatividade artística, consumo da arte e impacto das novas formas de consumo e produção do capitalismo moderno, assumindo a impossibilidade da originalidade plena e de uma identidade pura na modernidade.
Palavras-chave: Oswald de Andrade. Modernismo. Teoria do efeito estético. Walter Benjamin. Identidade.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i3.3400
Referências
ANDRADE, C. D. de. Carta sobre o primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. In: ANDRADE, O. de. Poesia reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
ANDRADE, O. de; BOAVENTURA, M. E. (org.). Os dentes do dragão. 2. ed. São Paulo: Editora Globo, 2009.
ANDRADE, O. de. Poesia reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Magia, técnica e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CAMPOS, H. Um poeta da radicalidade. In: ANDRADE, O. de. Poesia reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CANDIDO, A. Estouro e libertação. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria Duas Cidades, 1977.
FARINACCIO, P. Serafim Ponte Grande: estrutura literária e dimensões ideológicas. 172 p. 1999. Dissertação (mestrado em Teoria da literatura). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
FONSECA, M. A. Palhaço da burguesia. São Paulo: Polis, 1979.
ISER, W. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Tradução: Johannes Kretschner. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|