A divulgação científica no livro didático de português no Ensino Fundamental: uma análise dialógica das atividades de leitura
Resumo
Neste artigo, nosso objetivo é analisar como os gêneros da divulgação científica são trabalhados no livro didático de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, nas atividades destinadas à leitura. Este trabalho ancora-se, do ponto de vista teórico-metodológico, nos estudos em Análise Dialógica do Discurso (ADD), desenvolvida à luz das proposições do chamado Círculo de Bakhtin. Para isso, observamos como duas propostas de atividade de leitura da coleção Português: linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2015) contribuem para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Esse estudo se justifica pela importância que o livro didático apresenta para o ensino, enquanto recurso auxiliador no processo de ensino-aprendizagem e pelo fato de a leitura ser um dos eixos centrais nas aulas de Língua Portuguesa, ao se considerar sua prática como uma das estratégias centrais e iniciais à realização de atividades destinadas ao de ensino de língua. Metodologicamente, selecionamos como corpus duas atividades de leitura presentes nos livros do 6º e 8º anos da referida coleção, que tomam os gêneros da divulgação científica como objeto de ensino. A análise realizada mostra que as questões do livro didático referentes ao estudo de tais gêneros priorizam as questões relacionadas ao conteúdo, desconsiderando outros importantes aspectos (a exemplo do estilístico, do composicional e do temático do gênero). Observamos também que, em relação ao conhecimento científico, as atividades não possibilitam satisfatoriamente uma aproximação eficaz das informações, nem proporcionam uma reflexão de como o que é lido nos gêneros da DC impacta na sociedade e está intimamente relacionado com a vida do cidadão.
Palavras-chave: Divulgação Científica. Livro Didático. Leitura. Análise Dialógica do Discurso. Ensino fundamental.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i3.3441
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português – encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin – outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: língua portuguesa – Ensino fundamental anos finais / Secretaria de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016a.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2016b. Disponível em: < http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf >Acesso em: 10 out. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 05 fev. 2022.
BUNZEN, Clécio. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 139-161.
CAVALCANTE FILHO, Urbano. A constituição e o funcionamento do gênero divulgação científica. Dissertação. (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações). Universidade Estadual de Santa Cruz: UESC, Ilhéus-BA, 2011.
CAVALCANTE FILHO, Urbano. A arquitetônica da divulgação científica nos enunciados das Conferências Populares da Glória (Séc. XIX). 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
CAVALCANTE FILHO, Urbano. A construção composicional em enunciados de divulgação científica: uma análise dialógico-comparativa de Ciência Hoje e La Recherche. Linha D'Água (Online), São Paulo, v. 31, n. 3, p. 99-120, set.-dez. 2018. Disponível em: Acesso em: 25 jun. 2020.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS- CGEE. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. Brasília, DF: 2017.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens, 6. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2015a. Manual do Professor.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens, 8. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2015b. Manual do Professor.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2 ed. 2. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.
GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 59-79.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. 2013. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
KLEIMAN, B. Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
LÉVY-LEBLOND, Jean-Marc. Cultura científica: impossível e necessária. In: VOLGT, Carlos. Cultura científica: desafios. São Paulo: EDUSP: Fapesp, 2006. p. 29-43.
LIMA, Solimária Pereira. As tecnologias da informação e comunicação - TCIs e o livro didático. In: ESTEVES, Daniel Faria et al. Comunicação, instituição e sociedade. São Paulo: Baraúna, 2017. p. 113-128.
MELO, José Marques de. Gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 1983. Tese (Livre Docência) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1983.
PEZZO, Mariana. Cultura científica e cultura de mídia: relações possíveis (e necessárias) na prática de divulgação da ciência. In: VOGT, Carlos; GOMES, Marina; MUNIZ, Ricardo (org.). ComCiência e divulgação científica. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2018. p. 87-98. Disponível em: < http://www.comciencia.br/wp-content/uploads/2018/07/Livro-ComCiencia.pdf >. Acesso em: 06 jan. 2019.
RIGHETTI, Sabine. Ciência na mídia: onde estão os estudos de pesquisadores brasileiros? In: VOGT, Carlos; GOMES, Marina; MUNIZ, Ricardo (org.). ComCiência e divulgação científica. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2018. p. 23-30. Disponível em: < http://www.comciencia.br/wp-content/uploads/2018/07/Livro-ComCiencia.pdf >. Acesso em: 06 jan. 2019.
ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da Divulgação Científica – A apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso. Santa Catarina, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
VOGT, Carlos; MORALES, Ana Paula. Cultura científica. In: VOGT, Carlos; GOMES, Marina; MUNIZ, Ricardo (Org.). ComCiência e divulgação científica. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2018. p. 13-22. Disponível em: < http://www.comciencia.br/wp-content/uploads/2018/07/Livro-ComCiencia.pdf >. Acesso em: 06 jan. 2019.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2 ed. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
ZAMBONI, Lilian Márcia Simões. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação cientifica. 1997.Tese (doutorado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1997. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269198 > Acesso em: 08 abril 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|