“Comunidade de valores”: discursos reivindicatórios dos surdos por solidariedade

Juliana Barbosa Alves, Cleide Emília Faye Pedrosa

Resumo


Este artigo se insere nas áreas de Linguística, Educação e Direitos Humanos e evoca os direitos dos surdos, tendo como objetivo analisar o discurso reivindicatório do surdo sobre o direito a uma vida social inclusiva como resposta aos posicionamentos excludentes dos ouvintes sobre o tema da redação do ENEM 2017, a saber, “Desafios para a formação de surdos no Brasil”. Dentre os discursos, selecionamos o texto de um surdo para, através de uma metodologia qualitativa, ser analisado. Estabelecemos diálogo entre três áreas: Análise Crítica do Discurso (ACD), Estudos Surdos (ES) e Luta por Reconhecimento (LR). O grande objetivo da ACD é se engajar politicamente com a causa dos excluídos, assim a comunidade surda justifica a escolha. Esta comunidade sempre foi vítima de preconceito, de testagem pedagógica. Um dos marcos para sua educação foi o Congresso de Milão (ROCHELLE, 1880). Dentre as teorias em diálogo, a Luta por Reconhecimento defende que os sujeitos, nas relações intersubjetivas, travam uma luta constante por reconhecimento (HONNETH, 2009). Os resultados da análise demonstraram que a educação dos surdos, mesmo com avanços, como o reconhecimento de sua língua por Lei e Decreto, está aquém de uma sociedade que possa ser chamada de inclusiva.

Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso. Direitos. Solidariedade. Surdos.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i3.3460


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