Meme de internet e os desafios à teoria bakhtiniana na contemporaneidade
Resumo
Esta pesquisa tem como foco o estudo do genêro discursivo meme de internet, uma vez que, com o avanço e disseminação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), houve a importância dos professores, em especial, de Língua Portuguesa, levá-lo à sala de aula. Para tanto, desenvolvemos o seguinte percurso: apresentamos a evolução do letramento aos multiletramentos, seguida das teorias do dialogismo e dos gêneros discursivos, desenvolvidas pelo Círculo de Bakhtin e os desafios para aplicação das tecnologias nas escolas. Por fim, utilizando uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, realizamos a caracterização do gênero meme, demonstrando que as teorias bakhtinianas podem subsidiar a leitura e compreensão do texto contemporâneo. Concluímos, então, que o meme de internet é um valioso aliado do docente de Língua Portuguesa, que visa à formação do aluno como leitor e escritor proficiente, conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Palavras-chave: Gêneros discursivos. Meme de internet. Multiletramentos.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i3.3541
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