O Conto da Aia — do romance aos quadrinhos: uma análise das personagens femininas de Margaret Atwood

Thais dos Santos Pires, Larissa Degasperi Bonacin

Resumo


Este artigo propõe uma análise intermidiática das personagens femininas no romance O Conto da Aia (1985), da escritora canadense Margaret Atwood, e na adaptação homônima da graphic novel (2019), realizada pela artista Renée Nault, publicada pela editora Rocco. Algumas particularidades do processo de adaptação são consideradas nesta pesquisa, enfatizando as escolhas da artista e as formas utilizadas para a representação das personagens femininas. Portanto, este texto faz uso da crítica de gênero (Rita Felski, Bell Hooks e Maria Kehl) para análise das mulheres e sua situação subalterna; conceitos de adaptação e intermidialidade (Irina O. Rajewski, Lars Elleström e Linda Hutcheon) e teorias que envolvem a produção de quadrinhos (Antonio Cagnin, Will Eisner, Waldomiro Vergueiro e Roberto Elísio), incluindo a semiótica das cores (Jean Chevalier e Eva Heller). Ao apresentar essa análise sobre a transposição da literatura para graphic novel, nota-se que a coexistência de imagem e texto torna a narrativa mais acessível a um público maior e mais diversificado e a inclui como objeto de estudos nas teorias de adaptação e intermidialidade.

Palavras-chave: Intermidialidade. Quadrinhos. Literatura. O Conto da Aia. Margaret Atwood.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3604


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