Letramento acadêmico no Ensino Médio: um estudo de caso a partir do campus João Câmara do IFRN
Resumo
Neste artigo científico, temos como objetivo discutir a trajetória de letramento acadêmico de concluintes de um curso técnico integrado ao ensino médio, a fim de identificar os principais desafios encontrados por eles durante a produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Para fins de análise, consideramos como objetos as respostas de um questionário destinado a esses estudantes e dez resumos expandidos por eles produzidos, cujas leituras dar-se-ão à luz dos estudos de letramento, com foco no letramento acadêmico. Os resultados da pesquisa mostram que as dificuldades são de naturezas distintas e ocorrem em diferentes momentos: antes, durante e após a construção do gênero resumo expandido. Sugerimos, por fim, que tais dificuldades possam ser amenizadas se, durante o processo de produção do gênero, forem consideradas as suas dimensões escondidas (STREET, 2010).
Palavras-chave: Letramento acadêmico. Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso. Resumo expandido.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3644
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6028: Informação e documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, novembro de 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa– Apresentação. Rio de Janeiro, maio de 2003.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 10 Fev. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: Acesso em: 10 Fev. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 Fev. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 Fev. 2020.
CANAGARAJAH, A. Suresh; LEE, Ena. Negotiating Alternative Discourses in Academic Writing: Risks with Hybridity. In: THESEN, Lucia; COOPER, Linda (ed.), Risk in Academic Writing: Postgraduate Students, their Teachers and the Making of Knowledge. Bristol: Multilingual Matters, 2014. p. 59-99
CARLINO, Paula. Escribir, leer y aprender em la universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina S.A, 2005.
CARLINO, Paula. El proceso de escritura acadêmica: cuatro dificultades de la enseñanza universitaria. Educere, julho-agosto, ano/vol. 8, número 26, Universidade dos Andes, Mérida, Venezualea, p. 321-327.
CARVALHO, José A. B.; SILVA, António.; PIMENTA, Jorge. Uso da Escrita em Diferentes Disciplinas Escolares: Construção ou Reprodução de Conhecimento? In: BARBEIRO, L.; CARVALHO, J. A. B. Actividades de escrita e aprendizagem. Leiria: ESSE/IPL e CIEd/UMinho, 2008, p. 21-31.
CARVALHO, José A. B. Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora. Letras & Letras, v. 29, n. 2, fev. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25983/14269. Acesso em: 11 mar. 2020
CASSANY, Daniel; MORALES, Oscar Alberto. Leer y escribir en la universidad: Hacia la lectura y la escritura crítica de géneros científicos. Revista Memoralia, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Ezequiel Zamora (Unellez), Cojedes, Venezuela, 2008.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 8, p. 89-100, 2003.
CUNHA, Rodrigo Bastos. Alfabetização científica ou letramento científico? Interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 22, p. 1-15, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento base. Natal, 2012. Disponível em: . Acesso em: 8 Fev. 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em Informática na forma integrada, presencial. Natal, 2011c. Disponível em: . Acesso em: 8 Fev. 2020.
IVANIČ, Roz. Writing and identity: The discoursal construction of identity in academic writing. Amsterdam: John Benjamins, 1998.
KLEIMAN, Angela. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In.: MOITA LOPES, Luiz Paulo. Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.
LAVE, J; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. New York: Cambridge University Press, 2006.
LEA, Mary; STREET, Brian. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Abingdon, Oxon, UK, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.
LEA, Mary; STREET, Brian. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Trad. Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul/dez, 2014.
LEITE, Evandro Gonçalves. Letramentos acadêmicos na iniciação científica de alunos de ensino médio do Campus Pau dos Ferros do IFRN. 2020. 736 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2020.
LILLIS, Theresa. “Whose Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (orgs.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, p. 127-140, 1999.
LILLIS, Theresa. Student Writing as ‘Academic Literacies’: Drawing on Bakhtin to Move from Critique to Design. Language and Education, Vol. 17, No. 3, 2003.
LILLIS, Theresa; SCOTT, Mary. Defining academic literacies research: issues of epistemology, ideology and strategy. Journal of Applied Linguistics, 4(1), 2007, p. 5–32.
OLIVEIRA, Maria do Socorro. Gêneros Textuais e Letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, p. 325-345, 2010.
PALACIOS, Graciela G. Letramento acadêmico no ensino médio: uma experiência pedagógica a partir do material didático autoral “Manual do Jovem Pesquisador. 2016. 261 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2016.
PRÍNCIPE, Giovana S. A escrita de monografia no ensino técnico integrado ao médio: uma prática dialógica de letramento acadêmico. 2017. 209 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
STREET, Brian. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Trad. Armando Silveiro. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010.
ZAVALA, Virginia. Quem está dizendo isso?: letramento acadêmico, identidade e poder no ensino superior. In: VÓVIO, C.L.; SITO, L.S.; DE GRANDE, P.B. Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras. 2010, p. 71-95.
ZAVALA, Virginia. La escritura académica y la agencia de los sujetos. Cuaderno Comillas, n. 1, 2011, p. 52-66.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|