O LETRAMENTO LITERÁRIO EM CONTEXTO ESCOLAR: DISCURSOS E PRÁTICAS EM CONFLITO

Helaine Giraldeli Balla

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre o letramento literário em contexto escolar, levando em consideração os discursos e práticas de sujeitos que integram os segmentos de uma escola. Tomando como referência o conceito de “letramento ideológico” descrito por Street (1984), desenvolvemos uma análise contrastiva dos discursos e práticas relacionados à literatura, a partir de dados coletados em documentos escolares e por meio de questionário individual aplicado a integrantes de todos os setores de uma comunidade escolar: professores, alunos, direção, pedagogos, funcionários e pais. A análise dos dados demonstra haver um discurso muito forte em favor da leitura literária, mas que não encontra, na prática, lugar de efetivação. Os resultados da pesquisa sugerem que práticas isoladas e convicções globais são insuficientes para a aquisição do letramento literário. Para tanto, é preciso que haja, sobretudo, um engajamento prático local a fim de vencer as resistências de toda ordem, principalmente as culturais.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: