Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Direito & Dialogicidade tem como público-alvo docentes e alunos do Curso de Direito da URCA e, prioritariamente, pesquisadores e estudantes de outras instituições, vinculados a programas de pós-graduação em Direito, pesquisadores das mais variadas áreas das ciências sociais e membros de projetos de extensão.

A produção acadêmica é parte fundamental do desenvolvimento universitário, e, principalmente, social. O modelo de universidade implementado no Brasil, referendado pela Constituição de 1988, funda-se na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Estamos, então, necessariamente vinculados a esse modelo.

A pesquisa, por sua vez, é notada através de trabalhos de iniciação científica, da produção das pós-graduações e de institutos de pesquisas ligados ou não a rede de instituições de ensino superior nacional e internacionallato sensu. É necessário, então, fazer esta pesquisa florescer! Para isso, com este periódico, é certo que a produção de todos os integrantes dessa casa será estimulada e se integrará a outros profissionais e seus estudos.

Esta publicação eletrônica seriada tem o intento de trazer ao conhecimento da comunidade acadêmica e da URCA uma ideia simples e, principalmente, financeiramente viável, uma vez que a versão on line da revista será a baixíssimos custos.

O periódico se propõe a publicação de trabalhos frutos de experiências de pesquisa, de extensão e ensino de professores e alunos do Departamento de Direito da URCA e de de outras instituições, que demonstrem qualidade e pertinência com a linha editorial dessa revista, da qual se tratará abaixo.

Esperamos com essa iniciativa, enfim, estimular a criação, consolidação e expansão de novos grupos de estudos e pesquisas e despertar o interesse dos professores da URCA para a pesquisa em temas relacionados ao Direito.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Os artigos eguem as normas de submissão de matérias inéditos que podem ser localizadas acessando as Diretrizes para Autores.

Em caso de dúvidas em relação a submissão dentro do sistema, verifique o tutorial acessando as Instruções para uso do sistema (Autores).

Persistindo dúvidas, procure o responsável técnico da revista (moisés.saraiva@urca.br) ou entre em contato com a Equipe Editorial (revista.direito@urca.br)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Diálogos

Divulga artigos frutos de experiências de pesquisa, extensão e ensino ligados a temas jurídicos e de outras áreas do conhecimento, escolhidos para cada número.

Nesta sessão normalmente constituem de produções científicas de autores convidados pelo Conselho Editorial, pela Equipe Editorial e pelos avaliadores ad hoc para compor um artigo de temática relevante a revista, agregando parte das discussões dos artigos da edição.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

· A editoração e as responsabilidades do periódico Direito & Dialogicidade serão exercidas por um(a) Editor(a)-Chefe, um Conselho Editorial e uma Equipe Editorial, composto, pelo menos por (02) dois membros, como Editores Assistentes.

· Exercerá a função de Editores, sejam Editores(as) Chefe ou Assistentes, profissionais pesquisadores com funções de organização e administração dos trabalhos internos e externos da revista A Revista Direito e Dialogicidade.

· Compete aos Editores:

  • Convocar e coordenar as reuniões sobre os assuntos relativos à revista;
  • Distribuir os artigos recebidos para publicação para os avaliadores ad hoc;
  • Coordenar os trabalhos de editoração, produção e divulgação da revista.

· Compete ao Conselho Editorial Assistir a Equipe Editorial na elaboração da política editorial do periódico.

· Integra o Conselho Editorial da revista, pelo menos três (03) membros, escolhidos entre pesquisadores de considerável renome acadêmico, convidados pelos membros da Equipe Editorial. O Comitê Editorial será constituído por professores membros do Curso de Direito da URCA, escolhidos por sua competência acadêmica, podendo ser substituídos a critério dos membros do próprio Comitê.

· O Conselho Editorial e a Equipe Editorial devem solicitar pareceres de avaliadores ad hoc, sempre seguindo as recomendações e diretrizes oriundas da Comissão de Área de Direito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES)

 

Periodicidade

· O periódico DIREITO & DIALOGICIDADE será divulgado no formato on line.

· O periódico DIREITO & DIALOGICIDADE terá periodicidade semestral e contará com as seguintes seções:

  • Editorial;
  • Tema principal do número - divulga trabalhos de caráter acadêmico-científico sobre a temática principal eleita para cada número da revista;
  • Diálogos - divulga artigos frutos de experiências de pesquisa, extensão e ensino ligados a temas jurídicos e de outras áreas do conhecimento, escolhidos para cada número;
  • Resenhas – divulga resenhas sobre livros novos lançados que possam influenciar no pensamento acadêmico;
  • Documentos - divulga documentos oficiais e outros documentos elaborados no âmbito da Universidade Regional do Cariri.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Processo de criação da Revista

A Revista Direito & Dialogicidade nasceu a partir da iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direitos Fundamentais - GEDHUF do Departamento de Direito da URCA e do P@JE - Programa de Assessoria Jurídica Estudantil, um programa de extensão do movimento estudantil da URCA

 

35 anos do curso de Direito da URCA

O ano do lançamento do primeiro volume da Revista Direito & Dialogicidade é o mesmo em que a URCA comemora os trinta e cinco anos de início das atividades letivas na Faculdade de Direito.



Universidade Regional do Cariri (URCA)
2178-826X

Indexadores nacionais

DIADORIM - diadorim.ibict.br

OASISBr - oasisbr.ibict.br

LivRe - portalnuclear.cnen.gov.br/livre

Sumários.org - sumarios.org

Portal SEER/OJS - seer.ibict.br

Indexadores internacionais

LATINDEX - www.latindex.unam.mx

RCAAP - www.rcaap.pt

La Referencia - lareferencia.redclara.net/rfr/

ResearchBible - www.researchbib.com

Diretório Luso-Brasileiro -diretorio.ibict.br