Sumário
Editorial
| EDITORIAL: FAZER CIÊNCIA AINDA ESTÁ EM VOGA! | |
| José Marcos Ernesto Santana de França | 456-458 | 
Estudos Linguísticos
| #LULALIVRE E #LULANACADEIA: MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA, IDENTIFICAÇÃO E SILENCIAMENTO NO TWITTER | |
| Raíne Mirela Santos Albuquerque | 459-472 | 
| A CONCORDÂNCIA DE NÚMERO NO SN NO PORTUGUÊS POPULAR DE SALVADOR (BAIRRO LIBERDADE) | |
| Elias Bonfim Silva | 473-489 | 
| O CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL DE FERDINAND DE SAUSSURE EM SUAS TRADUÇÕES RUSSA E BRASILEIRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARATEXTOS SOB UM PRISMA BAKHTINIANO | |
| Igor Bezerra de Mesquita | 490-511 | 
| RELAÇÕES SEMÂNTICO-LEXICAIS COMO OBJETO DE ENSINO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A HIPERONÍMIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL | |
| Francisco Alisson Fernandes, Francisca Damiana Formiga Pereira | 512-524 | 
| A PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL: ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO EM TEXTOS OPINATIVOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
| Alice Andrade Miskiw, Alcione Tereza Corbari | 525-546 | 
| ENSINO DE LEITURA E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: UMA PROPOSTA PARA DIFERENTES DISCIPLINAS | |
| Lori de Santana Pinto, Eliuse Sousa Silva | 547-564 | 
| ENTRELAÇOS ENTRE AS TEORIAS ENUNCIATIVA E MULTIMODAL EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM | |
| Paula Roberta Paschoal Boulitreau, José Batista de Barros, Edivaldo Ferreira de Arruda, Sarah Sibelly de Morais Ferreira Silva | 565-579 | 
| A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO E A PERSPECTIVA DIALÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
| Silvio Nunes da Silva Júnior | 580-597 | 
| SITUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DE FAMÍLIAS SATERÉ-MAWÉ RESIDENTES EM PARINTINS | |
| Denize de Souza Carneiro, Iria Batista Mikilis, Fernanda Ferreira Spoladore | 598-618 | 
| O “NOVO” NA ESCOLA TIPOGRÁFICA: ÉTICA E NOVOS LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS | |
| José Ricleberson Vieira Alves, Solange Xavier Cruz | 619-634 | 
| MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS ATRAVÉS DO LEARNINGAPPS: UM PREPARATÓRIO GAMIFICADO PARA PROVAS DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA | |
| Thiago da Silva Ribeiro, Rogéria Costa Pereira | 635-661 | 
| MARCAS DE UMA FÉ: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO ACONSELHAMENTO ESPIRITUAL DO PASTOR LUCINHO BARRETO SOBRE TATUAGEM | |
| Matheus Werneck Silva de Paula, Mônica Santos de Souza Melo | 662-675 | 
| ABORDAGENS DE ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS | |
| Francisco Rafael Mota de Sousa, Mônica de Souza SERAFIM, Pollyanne Bicalho Ribeiro | 676-697 | 
| EXPLORANDO OS CONCEITOS DE INTERMIDIALIDADE E METACOGNIÇÃO PARA UMA PROPOSTA INTEGRADA DE ENSINO DE LINGUAGENS | |
| Taís Bopp da Silva, Ismael Felipe de Paula Angeli, Gabriel Zardo de Oliveira | 698-711 | 
| O CONCEITO DE ANALOGIA NOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA HISTÓRIA DA LÍNGUA DE HERMANN PAUL E NO CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL DE FERDINAND DE SAUSSURE | |
| Ítalo de Freita Almeida, Maria Hozanete Alves de Lima, Núbia Rabelo Bakker Faria | 712-730 | 
| ENSINO DA PRONÚNCIA DO ESPANHOL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS | |
| Kellen Benites de Oliveira Moraes, Josiane Cardoso Ferreira, Luciene Bassols Brisolara | 731-745 | 
| MECANISMOS DE COESÃO EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
| Érica Gonçalves Colins da Silva, Elane Costa Freitas, Maria Andréia da Conceição Cruz, Ana Paula Martins Alves Salgado | 746-761 | 
| LEITURA E SALA DE AULA: O MÉTODO SEMIOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE | |
| Tammy Suelen de Souza Vieira, Fabricio Alexandre da Silva | 762-775 | 
| GRAMÁTICA E ENSINO: UM ESTUDO SOBRE PESQUISAS E PROPOSTAS COM O OBJETO GRAMATICAL | |
| Francisco Octávio Ferreira Cardoso, Lília Santos Abreu-Tardelli | 776-789 | 
Estudos Literários
| ORDEM E VIOLÊNCIA EM A MAIS REMOTA LEMBRANÇA, DE FRED D’AGUIAR | |
| Juliana Cássia Müller, Dionei Mathias | 790-803 | 
| TRADUZINDO A MODERNIDADE POÉTICA DE EMILY DICKINSON | |
| Filipe Brito OLIVEIRA, Edson Lima Dantas | 804-822 | 
| A INSTÂNCIA NARRATIVA NA OBRA LUCÍOLA, DE JOSÉ DE ALENCAR | |
| Gislaine da Silva Feitosa, Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade | 823-837 | 
| MEMÓRIA E DESTERRO EM RIACHO DOCE: UMA LEITURA PSICANALÍTICA | |
| Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos, José Roberto de Luna Filho | 838-853 | 
| EXCLUSÃO SOCIAL E VIOLÊNCIAS NOS CONTOS “MURIBECA” E “MOÇA DE FAMÍLIA”, DE MARCELINO FREIRE | |
| Vanessa Marlene Mendes, Cilene Margarete Pereira | 854-866 | 
| O TRABALHO CONTRA O TRABALHADOR: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO NA NOVELA CAMPO GERAL, DE GUIMARÃES ROSA | |
| Yuri Moura Lima | 867-884 | 
| O AUTOR IMPLICADO EM TRÊS CONTOS DE JOÃO DO RIO | |
| Sabrina Ferraz Fraccari | 885-903 | 
| UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE AS PERSONAGENS LORI LAMBY, DE HILDA HILST, E A PEQUENA SEREIA, DE HANS ANDERSEN | |
| Jefferson Felippe do Vale Santos | 904-921 | 
| OS HERÓIS DE BACURAU: O EMBATE ENTRE O MUNDO MISTURADO ROSIANO E O MANIQUEÍSMO HOLLYWOODIANO | |
| Luiz Carlos Machado, Vanessa Luiza de Wallau | 922-932 | 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:
![]()  | ||
![]()  | ![]()  | ![]()  | 
![]() 
  | 
  | ![]() 
  | 








