Este dossiê procura reunir pesquisas relacionadas ao ensino de línguas e de literaturas na educação básica e no ensino superior. A partir das discussões e pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/UNEAL), evidenciaram-se os contributos de diferentes temas para a formação de alunos leitores (de literatura ou não) e produtores de textos de diferentes gêneros discursivos. Assim, o dossiê não se limita ao contexto da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), nem do próprio estado de Alagoas. Os artigos selecionados devem promover o diálogo profícuo e capaz de, por meio de articulações entre teorias linguísticas, filosóficas, literárias etc., transformar e reconstruir situações de ensino e aprendizagem diversas, visando a constituição processual de sujeitos para agirem no mundo.
Organizadores:
Prof. Dr. Silvio Nunes da Silva Júnior (UFAL/UPE)
Profa. Ma. Eliane Bezerra da Silva (UNEAL)
Profa. Dra. Rosangela Nunes de Lima (IFAL)
Profa. Dra. Eliana Kefalás Oliveira (UFAL)
Sumário
Dossiê
O LEITOR NO CENTRO DA LITERATURA: ESTÉTICA DA RECEPÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO | |
Nathaline Bachi Marchett, Douglas Ceccagno | 1-13 |
ABORDAGEM DA REDAÇÃO DO ENEM SEGUNDO A PEDAGOGIA DOS LETRAMENTOS | |
Vinicius da Silva Zacarias | 14-33 |
LABORATÓRIO DE LEITURA E ESCRITA: (MULTI)LETRAMENTOS NO CURSO DE QUÍMICA | |
Carlos Eduardo de Paula Santos, Maria José Nélo, Jesica Carvalho Sales | 34-54 |
A LITERATURA INGLESA: A QUESTÃO DE GÊNERO E ENSINO | |
Rosangela Nunes Lima, Adriana Nunes Souza | 55-64 |
A (DES) MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA | |
Rogério Soares de Oliveira | 65-82 |
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LITERATURA EM AULAS DE ESPANHOL | |
José Veranildo Lopes da Costa Junior | 83-95 |
SAÚDE MENTAL, LEITURAS MULTIMODAIS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM | |
Isaías dos Santos Ildebrand | 96-113 |
LITERATURA, RESISTÊNCIA E MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A HISTÓRIA CONTADA PELO CONTO GAROPABA MON AMOUR, DE CAIO FERNANDO DE ABREU | |
Maria Isabela Berenguer de Menezes, Natanel Duarte De Azevedo, Ivanda Maria Martis Silva | 114-126 |
INTERTEXTUALIDADE: RELEVÂNCIA PARA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS | |
Conceição Érica de Andrade Pereira | 127-146 |
CULTURA DIGITAL: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA BNCC | |
Erika Vanessa Melo Barroso | 147-162 |
TRABALHADORES-EDUCANDOS DA EJA: PRÁXIS EMANCIPADORA NA AULA DE LÍNGUA INGLESA | |
Lêda Regina de Jesus Couto, Agnaldo Pedro Santos Filho | 163-179 |
A FÁBULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
João Marcos Silva Vilela | 180-190 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICO-DIALÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA ENVOLVENDO O CORDEL CAPIXABA | |
Rodrigo dos Santos Dantas da Silva | 191-207 |
ADJETIVO, COMO ADJUNTO ADNOMINAL, EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS | |
Abraão Cleber Silva Nolasco | 208-228 |
LEITURAS DIALÓGICAS DE ANIMAÇÕES: LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
Ewerton Lucas de Mélo Marques, Manassés Morais Xavier | 229-242 |
A SEQUÊNCIA TEXTUAL ARGUMENTATIVA E A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TEXTOS DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM DE ESTUDANTES DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Flávia Cristina Candido de Oliveira, Danielle Bezerra da Ponte, José Lourenço da Silva Neto, Rebeca Ávila Pimentel | 243-264 |
O LETRAMENTO LITERÁRIO NA PRÁTICA DOCENTE | |
Evelyn Santos Almeida | 265-276 |
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE PORTUGUÊS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO | |
Sabrina Nayara de Lima Brito, Francisco Edmar Cialdine Arruda | 277-304 |
A MONITORIA DOCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS | |
Larisse Carvalho de Oliveira, Beatriz da Silva Lustosa, Pedro Henrique Alves do Nascimento | 305-324 |
LITERACIDAD DIGITAL DEL PROFESOR DE E/LE: APLICACIONES Y LA ENSEÑANZA/APRENDIZAJE | |
Ana Cláudia dos Santos, Sara de Paula Lima | 325-349 |
LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO DE LP: REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS MULTIMODAIS | |
Aline Gabrielle Correia da Costa, Gabriella Marques Siquara Silva, Isabela Vieira Lima | 350-367 |
HIPERMÍDIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Vanilda Aparecida Belizário, Teciene Cássia de Souza, Taisa Rita Ragi | 368-385 |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO E ANÁLISE ARGUMENTATIVA | |
Wedja Nívea da Silva Cavalcanti, Isabela Barbosa do Rêgo Barros | 386-405 |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA ESPANHOLA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO E ARGUMENTATIVIDADE NA SALA DE AULA | |
Danillo Silva Feitosa, Flávia Colen Meniconi, Simone Makiyama | 406-421 |
OS SABERES DOCENTES DE LICENCIANDOS EM LETRAS/PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS AÇÕES DO PIBID/UNEAL | |
Silvio Nunes da Silva Júnior, Eliane Bezerra da Silva | 422-437 |
MODALIZAÇÃO EM DATASHEETS: USANDO A LINGUÍSTICA DE CORPUS NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DE AULAS COM FOCO EM HABILIDADES DE LEITURA EM INGLÊS DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
Sabrina Bonqueves Fadanelli, Samira Dall'Agnol, Gabriela De Lima | 438-458 |
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA | |
Camila Martins Vellar, Paula Fernanda Eick Cardoso | 459-477 |
CONTISTAS NEGRAS NA ESCOLA: RELATO DE UM PROJETO | |
Angélica da Cruz Gonçalves Carlos, Talita Santos Pantaleão da Silva, João Luis Pereira Ourique | 478-493 |
PLURALIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CODAP/UFS) | |
Antônio Carlos Silva Júnior, Misael Oliveira dos Santos, Tauany Moraes de Almeida | 494-514 |
OS DISCURSOS NOS CONTOS DE RUBEM FONSECA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE LEITOR E TEXTO | |
Emanuel Mateus da Silva, Cássia da Silva | 515-528 |
(RE) DESCOBRINDO AS POSSIBILIDADES DE LEITURA NO ENSINO DA LITERATURA | |
Islane Rafaelle Rodrigues França, Fransuelly Raimundo Rêgo | 529-541 |
MÁRCIA KAMBEBA E A POESIA INDÍGENA NA ESCOLA | |
Moama Lorena de Lacerda Marques, Vaneide Maria Luna de Lima | 542-562 |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.