v. 10, n. 8 (2021)

NÚMERO ESPECIAL: LINGUAGENS E PRÁTICAS ESCOLARES: CAMINHOS TRILHADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR

Este dossiê procura reunir pesquisas relacionadas ao ensino de línguas e de literaturas na educação básica e no ensino superior. A partir das discussões e pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/UNEAL), evidenciaram-se os contributos de diferentes temas para a formação de alunos leitores (de literatura ou não) e produtores de textos de diferentes gêneros discursivos. Assim, o dossiê não se limita ao contexto da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), nem do próprio estado de Alagoas. Os artigos selecionados devem promover o diálogo profícuo e capaz de, por meio de articulações entre teorias linguísticas, filosóficas, literárias etc., transformar e reconstruir situações de ensino e aprendizagem diversas, visando a constituição processual de sujeitos para agirem no mundo.

Organizadores:

 

Prof. Dr. Silvio Nunes da Silva Júnior (UFAL/UPE)

Profa. Ma. Eliane Bezerra da Silva (UNEAL)

Profa. Dra. Rosangela Nunes de Lima (IFAL)

Profa. Dra. Eliana Kefalás Oliveira (UFAL)


Sumário

Dossiê

O LEITOR NO CENTRO DA LITERATURA: ESTÉTICA DA RECEPÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO PDF
Nathaline Bachi Marchett, Douglas Ceccagno 1-13
ABORDAGEM DA REDAÇÃO DO ENEM SEGUNDO A PEDAGOGIA DOS LETRAMENTOS PDF
Vinicius da Silva Zacarias 14-33
LABORATÓRIO DE LEITURA E ESCRITA: (MULTI)LETRAMENTOS NO CURSO DE QUÍMICA PDF
Carlos Eduardo de Paula Santos, Maria José Nélo, Jesica Carvalho Sales 34-54
A LITERATURA INGLESA: A QUESTÃO DE GÊNERO E ENSINO PDF
Rosangela Nunes Lima, Adriana Nunes Souza 55-64
A (DES) MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA PDF
Rogério Soares de Oliveira 65-82
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LITERATURA EM AULAS DE ESPANHOL PDF
José Veranildo Lopes da Costa Junior 83-95
SAÚDE MENTAL, LEITURAS MULTIMODAIS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM PDF
Isaías dos Santos Ildebrand 96-113
LITERATURA, RESISTÊNCIA E MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A HISTÓRIA CONTADA PELO CONTO GAROPABA MON AMOUR, DE CAIO FERNANDO DE ABREU PDF
Maria Isabela Berenguer de Menezes, Natanel Duarte De Azevedo, Ivanda Maria Martis Silva 114-126
INTERTEXTUALIDADE: RELEVÂNCIA PARA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS PDF
Conceição Érica de Andrade Pereira 127-146
CULTURA DIGITAL: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA BNCC PDF
Erika Vanessa Melo Barroso 147-162
TRABALHADORES-EDUCANDOS DA EJA: PRÁXIS EMANCIPADORA NA AULA DE LÍNGUA INGLESA PDF
Lêda Regina de Jesus Couto, Agnaldo Pedro Santos Filho 163-179
A FÁBULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PDF
João Marcos Silva Vilela 180-190
PRÁTICAS PEDAGÓGICO-DIALÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA ENVOLVENDO O CORDEL CAPIXABA PDF
Rodrigo dos Santos Dantas da Silva 191-207
ADJETIVO, COMO ADJUNTO ADNOMINAL, EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PDF
Abraão Cleber Silva Nolasco 208-228
LEITURAS DIALÓGICAS DE ANIMAÇÕES: LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PDF
Ewerton Lucas de Mélo Marques, Manassés Morais Xavier 229-242
A SEQUÊNCIA TEXTUAL ARGUMENTATIVA E A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TEXTOS DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM DE ESTUDANTES DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PDF
Flávia Cristina Candido de Oliveira, Danielle Bezerra da Ponte, José Lourenço da Silva Neto, Rebeca Ávila Pimentel 243-264
O LETRAMENTO LITERÁRIO NA PRÁTICA DOCENTE PDF
Evelyn Santos Almeida 265-276
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE PORTUGUÊS: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO PDF
Sabrina Nayara de Lima Brito, Francisco Edmar Cialdine Arruda 277-304
A MONITORIA DOCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS PDF
Larisse Carvalho de Oliveira, Beatriz da Silva Lustosa, Pedro Henrique Alves do Nascimento 305-324
LITERACIDAD DIGITAL DEL PROFESOR DE E/LE: APLICACIONES Y LA ENSEÑANZA/APRENDIZAJE PDF
Ana Cláudia dos Santos, Sara de Paula Lima 325-349
LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO DE LP: REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS MULTIMODAIS PDF
Aline Gabrielle Correia da Costa, Gabriella Marques Siquara Silva, Isabela Vieira Lima 350-367
HIPERMÍDIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Vanilda Aparecida Belizário, Teciene Cássia de Souza, Taisa Rita Ragi 368-385
AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO E ANÁLISE ARGUMENTATIVA PDF
Wedja Nívea da Silva Cavalcanti, Isabela Barbosa do Rêgo Barros 386-405
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA ESPANHOLA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO E ARGUMENTATIVIDADE NA SALA DE AULA PDF
Danillo Silva Feitosa, Flávia Colen Meniconi, Simone Makiyama 406-421
OS SABERES DOCENTES DE LICENCIANDOS EM LETRAS/PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS AÇÕES DO PIBID/UNEAL PDF
Silvio Nunes da Silva Júnior, Eliane Bezerra da Silva 422-437
MODALIZAÇÃO EM DATASHEETS: USANDO A LINGUÍSTICA DE CORPUS NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DE AULAS COM FOCO EM HABILIDADES DE LEITURA EM INGLÊS DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PDF
Sabrina Bonqueves Fadanelli, Samira Dall'Agnol, Gabriela De Lima 438-458
GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA PDF
Camila Martins Vellar, Paula Fernanda Eick Cardoso 459-477
CONTISTAS NEGRAS NA ESCOLA: RELATO DE UM PROJETO PDF
Angélica da Cruz Gonçalves Carlos, Talita Santos Pantaleão da Silva, João Luis Pereira Ourique 478-493
PLURALIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (CODAP/UFS) PDF
Antônio Carlos Silva Júnior, Misael Oliveira dos Santos, Tauany Moraes de Almeida 494-514
OS DISCURSOS NOS CONTOS DE RUBEM FONSECA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE LEITOR E TEXTO PDF
Emanuel Mateus da Silva, Cássia da Silva 515-528
(RE) DESCOBRINDO AS POSSIBILIDADES DE LEITURA NO ENSINO DA LITERATURA PDF
Islane Rafaelle Rodrigues França, Fransuelly Raimundo Rêgo 529-541
MÁRCIA KAMBEBA E A POESIA INDÍGENA NA ESCOLA PDF
Moama Lorena de Lacerda Marques, Vaneide Maria Luna de Lima 542-562


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.